Mesmo com os acertos prévios que indicam que as duas vagas de senador na chapa do governador Rafael Fonteles (PT-PI) serão ocupadas pelo senador Marcelo Castro (MDB) e pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD), o Partido dos Trabalhadores sinaliza que não vai acatar facilmente o 'acordo' e segue apresentando nomes para o cargo.
No PT, dois líderes são sempre lembrados para o espaço em questão: os deputados federais Francisco Costa e Flávio Nogueira . Em conversa com a imprensa, Costa criticou a antecipação do debate sobre 2026, mas reafirmou que permanece à disposição do grupo para o Senado.
“Eu tenho me posicionado como pré-candidato à chapa majoritária. Entendemos que, além do governador, é pertinente que o PT também tenha outra vaga na chapa majoritária. Isso sem deixar de reconhecer a força do MDB e do PSD”, declarou Francisco Costa.
O deputado Flávio Nogueira também tem reforçado seu interesse em concorrer ao Senado Federal em 2026. De acordo com ele, o PT tem o direito de participar dos debates sobre a estruturação do grupo majoritário.