Em conversa com o GP1 , o deputado estadual Gustavo Neiva (PP) avaliou que o Progressistas facilitou a vida política dos parlamentares Dr. Thales Coelho , Bárbara Soares e Marden Meneze s, 'intimados' a deixar o partido em até 30 dias, a partir desta segunda-feira (16), depois de terem deixado a oposição para compor a chapa do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI).
Para Gustavo Neiva, com essa deliberação, o Progressistas demonstra altivez por decidir liberar os três parlamentares, sem consequências aos mandatos, mesmo com uma legislação eleitoral rígida com este tipo de caso.
“O partido está facilitando a vida daqueles filiados que tomaram uma decisão diferente da orientação partidária. Então, o partido está liberando essas pessoas para que possam seguir livremente o caminho que acharem melhor para a sua vida política. Sem dúvidas alguma, acho que é um gesto de altivez que o partido faz. Hoje, a legislação eleitoral é muito rígida, mas o partido entendeu que foi uma opção dessas pessoas e nós, para ajudar essas pessoas a seguirem seus caminhos, decidimos que eles estão livres e podem seguir o destino que escolherem”, ressaltou Gustavo Neiva.
Para Gustavo Neiva, a oposição segue firme no Estado do Piauí e citou os resultados das eleições municipais de 2024. Além disso, evitou falar das eleições de 2026. “Aqui no Piauí temos uma tradição de terminar uma eleição e já começar a falar de outra, mas ainda estamos em 2024 e as eleições gerais são em 2026, ainda há muita água para rolar. O que mais fala da atual força da oposição é o resultado das eleições municipais de 2024. Essas eleições mostraram que a oposição está muito viva, revigorada. Ganhamos nas principais cidades do Estado do Piauí e é com esse vigor que vamos continuar fazendo essa oposição propositiva, com responsabilidade, cobrando aquilo que tem que ser cobrado e, quando o Governo acertar, nós também haveremos de reconhecer. Então, nossa oposição é com responsabilidade”, finalizou Neiva.