O PT vem se movimentando com o objetivo de fortalecer o time proporcional, com nomes competitivos, para ampliar a quantidade de cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Piauí em 2026. Nesse sentido, líderes estão na mira dos petistas, como é o caso do deputado estadual Evaldo Gomes , atual presidente do Diretório do Solidariedade no Estado.
Em conversa com o GP1 nesta quarta-feira (11), Evaldo explicou que a meta neste momento é trabalhar em prol da composição da federação do SDD com o PSDB. No entanto, ele não chegou a considerar impossível um eventual diálogo com os petistas.
“Meu propósito neste momento é esperar a formação da federação Solidariedade e PSDB e trabalhar para construir [um grupo competitivo para 2026]”, desconversou Evaldo.
Além do deputado estadual do SDD, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Teresina , Enzo Samuel (PDT), também vem sendo sondado pelo PT para uma eventual composição em 2026. Enzo, por sua vez, tem evitado fazer suposições sobre seu futuro político.