Uma conversa entre o governador Rafael Fonteles (PT-PI) e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab , selou a presença do deputado federal Júlio César (dirigente regional do PSD) na vaga de senador nas eleições de 2026, no Piauí. O diálogo, que traçou o entendimento, ocorreu nesta quinta-feira (28), em Brasília, na presença também do deputado estadual Georgiano Neto (MDB) e da senadora Jussara Lima (PSD).

Em conversa com o GP1 , Georgiano evitou confirmar o acerto para o Senado, no entanto, declinou que foi reforçado por todas as partes, o alinhamento do PSD com o governador do Piauí para as próximas eleições gerais. Além disso, Georgiano destacou que Kassab está imbuído no projeto de candidatura majoritária de Júlio César em 26.

Foto: Divulgação
Gilberto Kassab, Rafael Fonteles e Júlio César

“O encontro foi positivo e serviu para reforçar o compromisso e a aliança do PSD com o governador Rafael Fonteles, também para as eleições de 2026. O PSD Nacional reafirmou o projeto de Júlio César para o Senado, mas esse projeto está sendo construído, ainda não podemos falar em confirmações”, explicou Georgiano à nossa reportagem.

A segunda vaga

Essa ação mais enérgica de Gilberto Kassab e Júlio César quanto à vaga de senador se deu devido à possível aliança do Progressistas com o Governo Lula. No Piauí, essa união poderia provocar mudanças na composição da chapa majoritária de Rafael, inclusive com a entrada de Ciro em uma das vagas de senador, como vem circulando nos bastidores.

Com essa medida antecipada, o PSD pretende neutralizar qualquer entendimento que possa atrapalhar os planos do partido em relação à presença de Júlio César na vaga.