O senador piauiense Ciro Nogueira (PP) usou as redes sociais para manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após ele ser indiciado pela Polícia Federal (PF) por suposta tentativa de golpe de Estado. O relatório da corporação, de 800 páginas, foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (21).

Segundo o presidente do Progressistas, não há dúvidas de que o ex-presidente é inocente. “Há coisas a respeito das quais tenho certeza e uma delas é sobre a inocência de Jair Bolsonaro”, escreveu o senador Ciro Nogueira.

Foto: Lucas Dias/GP1
Ciro Nogueira

Indiciamento

Além de Jair Bolsonaro, outras 36 pessoas também foram indiciadas no inquérito da Polícia Federal, entre eles o ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, Braga Netto. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), também estão inclusos na lista dos indiciados pela corporação.

Conforme as investigações, havia uma divisão de tarefas entre os envolvidos, com seis eixos de atuação do grupo, como núcleos de desinformação, jurídico e operacional, entre outros. Uma das ações apontadas pelo relatório da PF, articulada por Braga Netto, envolve um plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro é acusado de ter conhecimento do planejamento, que envolve as ações articuladas por militares, ex-ministros e aliados. Após a entrega do relatório da corporação, a Procuradoria-Geral da República terá 15 dias para decidir se concorda com os indiciamentos, arquiva o caso ou solicita novas diligências.