A cúpula do Solidariedade vai promover uma reunião nacional para analisar o resultado das eleições municipais deste ano e a possibilidade de federação com outros partidos, a exemplo do PSDB. O assunto foi abordado pelo deputado estadual Evaldo Gomes , atual dirigente do Solidariedade no Piauí.

De acordo com ele, serão dois dias de encontro e antecipou que o entendimento com o PSDB está bem avançado, assim como surgiu a oportunidade de abrir o debate também com o Partido Verde (PV), que atualmente está federado com o PT e o PCdoB.

Foto: Lucas Dias/GP1
Deputado Evaldo Gomes

"Vai ser na quinta e na sexta [encontro], onde vamos fazer uma avaliação das eleições e começar a fazer o primeiro debate sobre as federações. O caminho está muito avançado com o PSDB a nível nacional. Mas existe a possibilidade de conversa com outros partidos. Tenho informação de que estamos também dialogando a nível nacional com o PV. A ideia é ampliar mais ainda e dar continuidade à federação com o Cidadania, além de buscar também um diálogo com o PRD", declarou Evaldo.

Quanto à possibilidade de fusão, Evaldo Gomes explicou que esse debate não está em pauta no momento e que o foco é trabalhar a federação, que tem validade de quatro anos. Dessa forma, segundo o deputado, os envolvidos poderão avaliar o impacto de uma federação para todas as siglas envolvidas.

"O primeiro passo é a federação por quatro anos. Acho que é prematuro querer tratar de fusão. O primeiro passo é a federação, importante para que esses partidos possam continuar sobrevivendo a nível nacional. O partido só sobrevive se tiver votos de deputados federais e eleição de deputados federais", ressaltou Gomes.