Passadas as eleições municipais de 2024 no Piauí, os deputados Henrique Pires (MDB) e Gustavo Neiva (PP) defendem uma investigação contra institutos de pesquisa eleitoral no estado, devido ao alto número de erros observados neste pleito municipal. Apesar de serem adversários políticos, ambos concordaram, durante entrevistas nessa terça-feira (08), que as pesquisas eleitorais retrataram cenários diferentes dos resultados conhecidos no domingo (06).

Em conversa com a imprensa, Henrique Pires, deputado da base do governador Rafael Fonteles, afirmou que participava de reuniões promovendo a vitória de Fábio Novo em Teresina, com base em 'todos' os institutos que apontavam o colega como líder. Após tomar conhecimento do resultado, estranhou e afirmou que é um fenômeno que precisa ser estudado.

Foto: Alef Leão/GP1
Deputado estadual Henrique Pires (MDB-PI)

“Vou requerer uma audiência pública para tratar de pesquisas eleitorais e depois pode evoluir para uma CPI. Todos os institutos de pesquisa colocavam que nosso candidato Fábio Novo ganhava em primeiro turno com 10 pontos e, de repente, na eleição mostrou-se o contrário. É um negócio que nós temos que estudar, estou aqui deputado estadual e tenho essa obrigação com meu eleitorado. Eu fui para as reuniões [falando da vitória do Fábio Novo] baseado em pesquisas.

Oposição

Gustavo Neiva, deputado de oposição pelo PP, defende a investigação dos institutos de pesquisa que indicaram, em alguns casos, vitórias dos aliados do Karnak, mas que não se concretizaram. Em conversa com o GP1 , ele destacou os casos dos municípios de Teresina e União.

“Nós temos que ampliar o debate sobre os institutos de pesquisa aqui na Assembleia Legislativa. Todos os institutos erraram, ou por mero erro, ou dolosamente, já que todos davam vitória do adversário Fábio Novo e o Dr. Sílvio ganhou a eleição em primeiro turno. Então, sem dúvida nenhuma [também apoia uma CPI para investigar pesquisas eleitorais]. Isso aconteceu em União também, onde o prefeito eleito [Gustavo Medeiros, do PP] venceu com quase 70% e teve instituto de pesquisa na véspera dizendo que ele perdia", afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1
Deputado estadual Gustavo Neiva (PP-PI)

Neiva ressaltou ainda que vai conversar também com os deputados federais e senadores. "Sei que se trata de uma legislação federal, então vamos provocar também nossos deputados federais e senadores, para que a gente posso melhorar essa legislação sobre pesquisas eleitorais, porque isso pode influenciar a vontade do eleitor. Temos que ter responsabilidade quanto a isso e eu apoio a manifestação do deputado Henrique Pires, porque devemos, sim, apurar o que realmente há com tantos erros em pesquisas eleitorais divulgadas aqui no estado do Piauí”, ponderou.