O partido União Brasil decidiu não apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Identificando-se como uma sigla de direita, o partido pretende apresentar um candidato, buscando preencher o espaço político deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Há três nomes sendo considerados para a candidatura: Romeu Zema (Novo), atual governador de Minas Gerais; Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás. Esses são os possíveis candidatos que o partido vê como representantes de suas ideias e propostas.
Para as eleições municipais de 2024, que ocorrerão em outubro do próximo ano, o União Brasil tem uma meta ambiciosa: deseja ser o partido com o maior número de prefeitos eleitos nas capitais. Esse objetivo é uma prioridade principalmente para os membros que faziam parte do antigo DEM.
A formação do União Brasil é resultado da fusão entre o DEM e o PSL. Em fevereiro de 2024, Antônio Rueda, atual vice-presidente do partido, deve assumir a presidência da legenda, conforme acordo estabelecido com este grupo.