Deputados e senadores decidiram intensificar a pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes , ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ), após a morte de um preso do 8 de janeiro no Complexo Penitenciário da Papuda.
O Congresso também pressiona pela instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, que visa investigar a atuação da Suprema Corte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A mobilização dos parlamentares inclui uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, em protesto contra a morte de Cleriston Pereira da Cunha, que morreu na última segunda-feira (20) na Papuda, após um mal súbito.
A principal crítica dos deputados e senadores se dá pelo fato de Moraes não ter julgado parecer emitido há algum tempo pela Procuradoria-Geral da República (PGR), favorável a soltura de Cleriston Pereira, que sofria de diabetes e hipertensão.
Pedido de impeachment
Somente o Senado Federal pode julgar pedidos de impeachment do Supremo. Por isso, nos próximos dias os parlamentares devem apresentar o requerimento ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).