A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou a Operação Preteu na manhã de quarta-feira (26), e deu cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão temporária, nas cidades de Timon-MA, Goiânia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, contra alvos investigados pela prática do golpe do “falso parente”.
As ordens foram expedidas pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos. Até o momento, 8 pessoas foram presas.
De acordo com o delegado Humberto Mácola, os criminosos se passam por parentes das vítimas, utilizando foto no perfil do WhatsApp e, em seguida, o suposto parente entra em contato com pais ou outros familiares informando que está com número de telefone novo e pede dinheiro emprestado para conta de terceiros (laranjas).
A Polícia Civil orienta a população a sempre ficar atenta a solicitações de dinheiro por parte de amigos e familiares por meio de aplicativos de conversas, devendo sempre confirmar o contato através de chamadas de vídeo ou de forma presencial.
Ver todos os comentários | 0 |