A Polícia Civil do Piauí , por meio da Delegacia de Combate à Corrupção ( DECCOR ), indiciou o empresário Tiago Rodrigues Ferreira , proprietário da empresa Foco Smart Ltda. , pelos crimes de falsidade ideológica e fraude a licitação. O relatório do inquérito conduzido pela delegada Bernadete Santana Gonçalves foi expedido no dia 22 de agosto.
Segundo informação às quais o GP1 obteve acesso, no ano de 2023 a Foco Smart participou de um processo licitatório da Prefeitura de Conceição do Canindé, cujo objeto era a contratação de empresa especializada em publicações de Diário Oficial. Foi verificado que a empresa investigada apresentou atestados de capacidade técnica com informações fraudulentas.
Um dos documentos, um atestado emitido pela Prefeitura de Bocaina, atestava que a Foco Smart publicava, em site oficial e jornal impresso, os atos oficiais da administração municipal, entretanto, foi constatado que a empresa não realizava a atividade de impressão de Diário Oficial.
Nas diligências, a polícia identificou que a Foco Smart já havia sido excluída de um processo licitatório da Prefeitura de Francisco Ayres após constatação de ausência real de comprovação de capacidade técnico-operacional.
“Dessa forma, restou demonstrado o elemento subjetivo consistente na intenção específica de fraudar o certame, com a retirada do seu caráter competitivo”, concluiu a delegada Bernardete Santana.
Diante disso, a autoridade policial indiciou o empresário Tiago Rodrigues pelos crimes de falsidade ideológica e frustração do caráter competitivo de licitação.
Os autos do inquérito concluído foram remetidos ao Poder Judiciário.
Outro lado
Procurado por nossa reportagem, o empresário Tiago Rodrigues não retornou o contato. O espaço segue aberto para esclarecimentos.