O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta sexta-feira (25) a “Operação Denarc 60”, para dar cumprimento a 28 mandados de prisão contra alvos relacionados ao tráfico de entorpecentes, que utilizavam empresas fantasmas para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Dois empresários foram presos em Teresina.
As medidas cautelares também estão sendo cumpridas nos estados do Amazonas, Pará e São Paulo. “A Polícia Civil tem avançado muito nisso, profissionalização no combate ao crime requer que se busque o patrimônio do traficante. De fato, o apoio da Secretaria de Segurança e da Delegacia-Geral tem permitido que o Denarc possa avançar ainda mais nesse sentido”, afirmou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc.
Por decisão judicial, foi determinado o bloqueio de R$ 200 milhões das contas de 14 empresas, sendo 9 delas que existiam somente no papel, além de três revendedoras de veículos.
Além dos mandados de prisão, foram expedidos mandados de busca e apreensão contra mais de 30 alvos. “É mais uma grande ação da Polícia Civil através do Denarc. O mote principal foi justamente o combate efetivo ao tráfico de drogas, junto com a lavagem de dinheiro. O delegado Samuel está cuidando bem dessa parte de combater e apreender o patrimônio ilícito auferido através do tráfico de drogas”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko.