Fechar
GP1

Piauí

Nikolas Ferreira inicia campanha para reduzir idade mínima ao Senado

Nas redes sociais, o deputado pediu aos seguidores que chamem atenção dos deputados para dar apoio à PEC.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) começou uma campanha buscando apoio para uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da idade mínima para concorrer ao Senado Federal e também à Presidência. A proposta é de que essa idade diminua de 35 para 30 anos. É necessário o apoio de um terço dos membros da Casa Legislativa, ou seja, 171 deputados para que esse texto avance na Câmara dos Deputados.

A PEC é de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), que justifica a medida como um alinhamento das condições de elegibilidade à realidade brasileira. Há necessidade do apoio de 171 deputados para que a PEC avance na Câmara.


Foto: Vinícius Loures/Câmara dos DeputadosNikolas Ferreira
Nikolas Ferreira

Nikolas tem atualmente 28 anos e em 2026 terá 30. Ele deseja concorrer ao Senado nas próximas eleições, mas a legislação atual o impede. Nas redes sociais, onde tem um bom engajamento, o deputado pede dos seguidores que chamem atenção dos deputados para dar apoio à PEC.

Na Câmara, o PL possui 93 deputados. Caso consiga o apoio integral da bancada, Nikolas ainda precisará convencer outros 78 deputados a apoiarem a proposta. Se conseguir o número mínimo de assinaturas, ela ainda precisará ter a admissibilidade aceita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já demonstrou o desejo de eleger membros do PL para o Senado Federal em 2026. Dois terços das cadeiras da Casa serão renovados nas próximas eleições neste ano e a ideia principal da sigla é conquistar o maior número de assentos possíveis no Senado já que a Casa Legislativa é responsável por apreciar impeachments de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.