O Papa Francisco nomeou Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba, nessa quarta-feira (10). Com isso, o bispo, que estava à frente da Diocese de Campo Maior, no Piauí, será transferido para a nova missão pastoral.
Dom Francisco, que atualmente também exerce o cargo de vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4), tem 57 anos e vinha conduzindo a Diocese de Campo Maior desde 2017.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, comentou a nomeação com alegria. “Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos”, declarou.
Confira a saudação completa do cardeal na íntegra:
Saudação a Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos
Estimado irmão,
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos.
Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
Em Cristo,
Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Biografia
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos é natural da cidade de Esperança (PB), nascido em 5 de fevereiro de 1968. Pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma conferido pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999.
Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.
Ver todos os comentários | 0 |