A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (29) sessão solene em homenagem aos 30 anos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano. O requerimento é de autoria do Deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).
O deputado disse que o IFPI é uma instituição centenária, que tem seu trabalho reconhecido pela sociedade piauiense devido à excelência do ensino ministrado. "Aos ex-alunos e ex-alunas, o nosso reconhecimento pela confiança depositada nesta grande instituição e por trazerem suas histórias, seus sonhos, suas vidas, seus talentos, suas esperanças, entornando o IFPI um lugar de constante aprendizado e crescimento", declarou o parlamentar.
“Uma verdadeira família voltada para educação e formação de tantos jovens e excelentes profissionais. Amar é um ato de coragem, como também nos ensinou Paulo Freire. Por mais 30 anos de realizações, de mais inclusão, de mais oportunidades, de mais transformações e demais renovações do conhecimento e do saber. Que emancipa, que liberta e que constrói um futuro possível para todos e todas, onde todos e todas podem ser o que quiserem”, afirmou o deputado.
Kalume ressaltou que basta apenas se dedicar a estudar muito, valorizar mais a impressão de ensino e valorizar os professores que transmitem tanto saber e tanto conhecimento. “Viva o Instituto Federal do Piauí Campus Floriano, 30 anos de educação. Viva a educação pública, gratuita e de qualidade”, finalizou. Disse ainda que o Campus Floriano vai ter o curso de Engenharia Civil, uma grande conquista para a Instituição.
O reitor do IFPI Campus Floriano, Paulo Borges, em seu discurso disse que é uma homenagem muito justa para uma instituição que é nova, mas que se destaca na educação superior, no ensino à distância, na formação de jovens e de adultos. “Hoje é um dia muito alegre. A gente tem que agradecer ao deputado, o Dr. Marcos Vinícius Kalume, por essa solenidade. Porque é uma homenagem justa que se faz a esse campus, que há 30 anos vem fazendo toda a diferença na região de Floriano, nossa Princesa do Sul, e transformando vidas”, destacou. Ele destacou que dia 4 de setembro será lançado o edital de vestibular e a instituição está disponibilizando 2700 vagas de ensino presencial e 4200 vagas de ensino à distância, aproximadamente sete mil novas vagas para a juventude piauiense. Destacou ainda que o Campus de Floriano terá o curso de Engenharia Civil. “Que nossa instituição seja um lugar de talentos descobertos”, finalizou.
A diretora do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí em Floriano, Edenise Alves Pereira, parabenizou a todos pela homenagem e agradeceu a todos pela presença. “Tivemos muitas conquistas durante esses anos com a conquista de muitos cursos. Atualmente temos 146 servidores e 1500 alunos. Uma instituição bem estruturada. Disse ainda que é através da educação que a vida dos jovens é melhorada e que ao longo desses 30 anos já se formaram em média de 500 alunos por ano, quase 15 mil ao todo.
Fizeram parte da mesa de honra, o professor Doutor Paulo Borges Da Cunha, reitor Do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Piauí (IFPI), Dimógenes Soares Borges, representando os alunos do ensino médio do IFPI, campus Floriano, Carlos Eduardo Santos Feitosa, representando os alunos do ensino superior do IFPI, campus Floriano, André Luiz Ferreira de Carvalho Melo, professor mestre diretor de Ensino Técnico do IFPI - Campus Floriano.
Ver todos os comentários | 0 |