A Equatorial Piauí informa que vem registrando o aumento de ocorrências envolvendo queimadas próximas à rede elétrica. A prática, neste domingo (28), impactou o fornecimento de energia para aproximadamente 2 mil clientes do município de Antônio Almeida, localizado na região sul do estado. A ação resultou em danos a estruturas da concessionária, como cabos partidos.
A empresa ressalta, ainda que, quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico.
De acordo com o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, somente nos primeiros seis meses de 2022, a distribuidora já registrou 761 casos envolvendo queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia, o que revela um crescimento de 38% na média mensal de casos de interrupção de fornecimento em função das queimadas quando comparada ao mesmo período do ano passado.
Confira como evitar queimadas e riscos com a rede elétrica
- Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
- Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
- Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
- Não acenda velas e fogueiras próximos à vegetação mais seca;
- Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;
- Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.
Ver todos os comentários | 0 |