Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias vai decretar calamidade pública devido às chuvas no Piauí

Segundo o governador, o objetivo é garantir a ajuda necessária a quem precisa nesse momento.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou no início da noite desta segunda-feira (03), que vai decretar estado de calamidade pública em todo território piauiense devido às fortes chuvas que atingem o Estado.

Conforme Wellington Dias, o objetivo é poder agir integrado com os municípios no socorro às pessoas que precisam de ajuda nesse momento. Segundo o governador, grupos de trabalho já estão preparados para atuarem onde for preciso.


“Em razão do agravamento da situação das chuvas pesadas em todas as regiões do estado, autorizei agora um decreto de calamidade, de emergência para todo o Piauí. O objetivo é poder, integrado com os municípios garantir as condições de socorro as pessoas que precisam em diferentes áreas. Garantir as condições de cuidar de rodovias de estradas cortadas, enfim, do que for necessário. Já estamos com os grupos de trabalho a postos e vamos garantir atendimento a quem precisa”, informou o governador.

Alerta do INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na tarde desta segunda-feira (03), alerta vermelho de grande perigo para Teresina e mais 200 municípios do estado do Piauí.

O aviso teve início às 14h desta segunda-feira (03) e vale até as 9h de terça-feira (04). Segundo o Inmet, são esperadas pancadas de chuvas superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, e ventos superiores a 100 km/h.

Foto: Divulgação/InmetAleta de fortes chuvas em 201 municípios do Piauí
Aleta de fortes chuvas em 201 municípios do Piauí

Moradores ficam desabrigados após casas alagarem na zona norte de Teresina

As fortes chuvas que caíram em Teresina desde a última sexta-feira (31) deixaram várias famílias da zona norte desabrigadas. As regiões dos bairros São Joaquim e Mafrense são os principais afetados, especialmente, por conta das lagoas existentes naquelas áreas.

Foto: Alef Leão/GP1Moradores da Vila Apolônio precisaram sair de suas casas devido às fortes chuvas em Teresina
Moradores da Vila Apolônio precisaram sair de suas casas devido às fortes chuvas em Teresina

O GP1 foi até a Vila Apolônio, localizada no bairro São Joaquim, na manhã desta segunda-feira (03), ver de perto a situação das famílias que residem no local. Os moradores estavam utilizando pedaços de madeira para retirar os pertences que conseguiram salvar e crianças estavam sendo carregadas nas costas por adultos até uma área segura.

Morte de chef de cozinha e estragos

No primeiro dia do ano, a forte chuva que caiu em Teresina, no período da tarde e que seguiu até a noite desse domingo (02), deixou uma pessoa morta, na zona leste, além de alagar ruas e causar outros estragos. João Marcelo, que estava dentro de um carro com mais algumas pessoas, morreu depois que o veículo caiu em um grotão, no bairro Satélite, arrastado pela força da água. As outras pessoas que estavam no veículo foram socorridas.

Foto: Reprodução/FacebookJoão Marcelo
João Marcelo
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.