O governador do Piauí e coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), participou da série documental A corrida das vacinas, produzida pela Rede Globo e exibida na plataforma Globoplay. A série retrata o esforço dos parlamentares para conseguir vacinas contra a covid-19 e imunizar a população brasileira.
Wellington Dias apareceu no quarto episódio falando sobre a vacina Sputnik, imunizante de origem russa. O chefe do executivo estadual é considerado um dos maiores articuladores da vacina no Brasil.
O gestor piauiense também afirmou no documentário que teve que negociar os imunizantes com vários países. “Eu fiquei como governador tendo que negociar com a China, a Rússia, ou seja, fazendo algo que é próprio da diplomacia brasileira. Tomamos uma decisão de ter uma iniciativa, vamos atrás de onde tiver a solução, a solução está no poder executivo federal, vamos lá, está no parlamento, vamos lá. A medida que estamos indo, estamos encontrando mais vacinas do que diziam”, disse Wellington Dias na série.
No quarto episódio a equipe da Globo foi até a Rússia para entender em detalhes a vacina Sputnik. No Brasil, a farmacêutica União Química é a responsável por produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina russa.
O episódio ficou disponível no Globoplay na última quinta-feira (29). Ao todo, serão cinco episódios que mostrarão desde a produção das vacinas até os impasses para adquirir esses imunizantes.
Ver todos os comentários | 0 |