O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Jurandir Filho, afirmou ao GP1 na tarde desta quarta-feira (18) que o estoque de bolsas de sangue do Hemopi está diminuindo significativamente desde a última semana em razão da situação de pandemia do novo coronavírus e que em razão disso o hemocentro está adotando a doação agendada para a população.
De acordo com Jurandir Filho, em fevereiro o Ministério da Saúde lançou uma nota técnica que determinou novas diretrizes para captação de doador diante do coronavírus.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hemopi
“No primeiro momento, foi determinado que aquelas pessoas que estiveram em locais de surto do coronavírus, na Ásia e Europa, estariam inaptas de doar sangue por um período 30 dias. No Brasil, agora que estamos tendo surto, como nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal, ou seja, essas pessoas que vêm desses estados para o Piauí não podem doar sangue durante 30 dias”, explicou.
O diretor tranquilizou a população e afirmou que não há possibilidade de transmissão do coronavírus, através da transfusão do sangue. “Eu acho que não é hora de pânico, mas a população, até por conta das medidas do Governo, com isso as nossas doações diminuíram significativamente, mas eu tranquilizo a população que não há evidências de transfusão de sangue transmitir o Covid-19, como também você doando sangue não é contaminado”, enfatizou.
Doação agendada
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí disponibilizou o número (86) 9 8894-6614 para agendamento da doação a fim de que a população procure o hemocentro com segurança. O diretor fez um apelo a população: “esse é o telefone que o cidadão pode entrar em contato com o Hemopi, via whatsapp ou por ligação, marcar a doação. Eu repito que não tem risco de contaminação com a doação de sangue. Agora a gente vai precisar da população para atender os possíveis casos de coronavírus que possivelmente virão ao Piauí. Eu sei que é um momento ruim de orientar as pessoas para sair de casa, mas a gente não pode deixar de fazer o nosso dever de cidadão que é doar sangue”, pontuou.
Horário de atendimento do Hemopi
7h15 às 18h - segunda a sábado
Já no interior, os hemocentros das cidades de Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda à sexta-feira.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Teresina não tem caso confirmado de coronavírus, afirma FMS
São Paulo registra mais duas mortes provocadas por coronavírus
Bolsonaro e ministros anunciam medidas contra pandemia do coronavírus
Firmino Filho assina decreto de emergência por conta do coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |