Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que concede gratuidade nos serviços de transportes coletivos intermunicipais aos pacientes crônicos renais e transplantados no Estado do Piauí.
A proposta afirma que para ter direito à gratuidade é necessário ter uma carteira de identificação própria, que será expedida pela Secretaria Estadual de Saúde atestando a situação do paciente. Caso o beneficiário precise de acompanhante, essa informação deverá constar na carteirinha.
- Foto: GP1Transporte coletivo
A proposta apresentada pela deputada estadual Teresa Britto (PV) irá tramitar nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, e depois seguirá para votação no plenário. Se aprovada, será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT) que decidirá se irá sancionar ou não o projeto.
“As condições sócio econômicas destes pacientes se mostram bastante parcas, muitos deles recebendo apenas um salário mínimo para arcar, além das despesas do cotidiano, também com a compra de seus próprios medicamentos. Assim, grande parte dos pacientes crônicos renais não consegue fazer face às despesas com os constantes deslocamentos para as clínicas especializadas, e deixam de comparecer”, explicou Teresa Britto em sua justificativa para aprovação da proposta.
Ver todos os comentários | 0 |