O governador Wellington Dias (PT) sancionou projeto de lei de nº 7.268, de 4 de outubro, que institui no Piauí o aplicativo Salve Maria como política de Estado permanente de combate e enfrentamento à violência contra a mulher e de atendimento policial de meninas e mulheres em situação de violência.
Com a instituição do aplicativo como política de estado, por meio de projeto de lei, mesmo que a atual gestão encerre, as demais devem continuar com a utilização do aplicativo Salve Maria.
- Foto: Alef Leão/GP1Governador Wellington Dias
O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Piauí e a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele é fornecido de forma gratuita e possui um botão do pânico que aciona a polícia para atendimento de ocorrência em situação de flagrante e ele também registra denúncias sobre casos de violência contra meninas e mulheres e podem ser anexadas fotos e vídeos que ajudem a polícia.
Download Gratuito
O aplicativo Salve Maria pode ser baixado gratuitamente, tanto na Play Store para aparelhos com sistema Android quanto na Apple Store, via sistema iOS. Dispõe de dois modos de denúncia, tendo o botão do pânico que, ao ser apertado no celular, emite um alerta à Central de Polícia, que por sua vez desloca a viatura mais próxima da vítima para atender ao chamado, pois o aplicativo informa a localização de onde o pedido de socorro partiu.
O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, sendo possível preencher um formulário simples com dados do agressor, da vítima, endereço e ainda anexar arquivos de áudio, vídeo e imagem. O processo de denúncia é sigiloso nas duas modalidades. É possivel fazer o downloado do aplicativo Salve Maria na Play Store.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rejane e Margarete apresentam projeto que torna Salve Maria nacional
Aplicativo piauiense Salve Maria é destaque no Jornal Nacional
Piauí recebe troféu nacional de tecnologia com o app Salve Maria
Ver todos os comentários | 0 |