O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (03), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os dados, a rede pública estadual de ensino teve um bom desempenho no Ensino Fundamental e cresceu no Ensino Médio.
O Piauí tem apresentado evolução consistente no Ideb. No Ensino Fundamental – anos iniciais, a rede estadual teve um crescimento de quase 1 ponto no IDEB, garantindo 5,5 em 2017, bem acima dos 4,2 projetados para este ano. Escolas estaduais de Piracuruca e Campo Maior foram destaques com pontuação de 7,6 e 6,9, respectivamente.
- Foto: Divulgação/AscomEstudante da escola Adamir Leal
Exemplo disso é o Centro Estadual de Tempo Integral Desembargador José de Arimathéa Tito, em Piracuruca que avançou no Ideb e alcançou 7.6 pontos em 2017. “Para nós é uma grande alegria esse crescimento no Ideb, porque entendemos que é o reflexo de uma educação de qualidade e uma gestão participativa, comprometida com os nossos alunos. Somos gratos”, disse a diretora da escola, Danielly Alves.
Nos anos finais do Ensino Fundamental houve crescimento, saindo de 3,8 em 2015 para 4,0 em 2017. Dentre os destaques, escolas de Cocal dos Alves e Monsenhor Hipólito, que conseguiram um índice de 7,2 e 6,6 cada.
No que se refere ao Ensino Médio, dados revelam que o Piauí é o 3º estado do nordeste com escolas que apresentaram notas acima de 5,2 , ficando atrás apenas do Ceará e Pernambuco. “ Nós crescemos em todas as etapas do ensino. No ensino médio, estamos em uma crescente 3,0 em 2013, 3,2 em 2015 e 3,3 em 2017. Quando analisamos as notas das nossas escolas percebemos que 67% das tiveram notas acima de 3.2, nota média do Estado em 2015 . Além disso o Piuaí é um dos Estados que já possuem escolas com IDEB acima de 5.2 no ensino médio”, destaca o secretário de educação Hélder Jacobina.
O secretário ressalta que os dados do Piauí seriam ainda mais positivos se o Ministério da Educação tivesse contabilizado as notas das escolas de ensino médio integrada a educação profissional. “ Cerca de 450 escolas da rede estadual fizeram o Saeb, mas o MEC só contabilizou a nota de apenas 250 escolas da rede estadual, excluindo os centros de educação profissional”, explicou o gestor.
Os resultados do Ideb 2017 revelam ainda queda no crescimento da educação de grandes centros como São Paulo, que perdeu a liderança nas três etapas da educação básica . No ranking geral, o Piauí subiu de posição passando de 18º para 16º no ensino médio.
De acordo com Helder Jacobina, o Piauí foi destaque por conseguir acelerar o aprendizado e ficar entre os estados com o maior ganho de aprendizagem . “ Iniciamos ações específicas como o Mais Aprendizagem, que tem dentro do seu pacote de trabalho o Mais Matemática, que desde 2017 já está implementado na rede e a aceleração de aprendizagem em Português, que foi lançando em 2018. Aumentamos a carga horária do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e, no Ensino Médio este ano, colocamos as horas/aula de oficina destinadas a esse processo de aceleração de aprendizagem em matemática e português. Parcerias importantes como as executadas com a Fundação Lemann e Instituto Unibanco, que ajudam a agregar valor para a gestão escolar, contribuem para o avanço da aprendizagem. ”, diz Hélder Jacobina, secretário da Educação.
Destaque em Teresina
A Unidade Escolar Professora Adamir Leal, localizada no bairro Dirceu, é um dos exemplos de que a educação pública estadual do Piauí tem avançado de forma constante no crescimento dos índices educacionais. De 5.4, a escola deu um grande salto e atingiu a nota 7,0.
Para chegar a esse resultado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolveu vários projetos ao longo dos últimos anos que estimularam o interesse, raciocino lógico, a curiosidade e a investigação. Um deles foi o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações em que a rede conta com formação continuada dos professores.
“Dentro dele trabalhamos o Chão da escola; o Mais Matemática, que é formação em serviço, com foco em análise de dados por meio de indicadores educacionais; projetos interdisciplinares, metodologias; GT de professor para professor com elaboração de material didático próprio para os alunos, com organização aula a aula e com todos os níveis de conhecimento e acréscimo de hora aula na matriz para aplicação dos projetos”, explica a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão.
As rotinas de acompanhamento pedagógico e de gestão, que dão o suporte técnico necessário à condução das ações. “Assim, cada escola tem contato com seus dados, observa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos, e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas baseadas nas evidências empíricas”, garante a gestora.
De acordo com a diretora da escola, Naíza Paiva, o caderno de atividades feito pelos professores da escola e pela Seduc, o reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a parceria com a comunidade escolar ajudaram no bom resultado no Ideb.
Os alunos também comemoram o resultado da escola. Para o estudante Marcos Vinícius Soares, o sucesso vem do esforço tanto dos professores quanto dos alunos. “Nossos professores são muito dedicados e estão sempre trazendo algo diferente. Isso nos ajuda a querer estudar e aprender sempre mais”, garante o estudante.
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