A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) realizou na manhã desta terça-feira (20), a solenidade de entrega dos certificados dos cursos de formação de servidores do Governo do Estado, que atuam nos Núcleos de Controle Interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
Segundo o controlador-geral do Estado, Nuno Fernandes, a todo, 144 servidores receberam os certificados e agora estão aptos para atuar nos Núcleos de Controle interno. “Esse é um momento de coroação. Nós estamos mais do que duplicando a nossa força de trabalho. São braços da CGE atuando nos órgãos e esse é um mérito de toda a equipe”, afirmou.
Para a vice-governadora, Margarete Coelho, o controle interno tem um papel fundamental para uma boa gestão pública. “Um dos principais ganhos desse curso é que o melhor amigo do gestor é seu controle interno. A tomada de decisão do gestor nem sempre é tomada somente por ele, por isso que ter um controle interno técnico e confiável é fundamental para o serviço público, para que possamos tomar tempo na gestão com decisões bem tomadas, melhorando a qualidade do serviço e das despesas”, destacou.
A servidora da Secretaria Estadual de Educação, Mauricélia Coutinho, participou do curso e comemorou a qualificação. “O curso de formação foi de qualidade inquestionável, onde foram abordados temas importantíssimos para melhorar nossa atividade. Além disso, houve um grande empenho nos componentes do núcleo. Depois de toda a luta estamos aqui recebendo o nosso certificado com muito orgulho”, comemorou.
A atividade dos membros dos Núcleos de Controle consiste em gerenciar riscos para evitar falhas nas análises de despesas do Poder Executivo. Para auxiliá-los neste trabalho, a CGE desenvolveu um sistema que tem facilitado esse serviço. O SINCIN (Sistema Integrado de Controle Interno) é resultado de um processo de padronização metodológica e visa a diminuição do tempo de análise de processos de despesas.
Ver todos os comentários | 0 |