"Deus pegou minha dor e transformou nessa missão. Estou vivendo um milagre", esse testemunho faz parte do depoimento da pastora, coach e conselheira cristã pela Flórida Christian University Vânia Rozett, que atualmente mora em Teresina, onde fundou a Associação Muito Além de um Câncer (AMAC), que acolhe mulheres vítimas da doença e que também luta contra o câncer. A pastora compartilhou um pouco da sua experiência com os servidores da Secretaria de Estado da Educação na manhã deste 30 de outubro no auditório da ATI, também no Centro Administrativo.
O secretário Hélder Jacobina participou do momento de conscientização à prevenção e autoexame do câncer de mama não só no Outubro Rosa. "A Seduc apoia esse evento para despertar no servidor a importância de se examinar. Ouvimos vários depoimentos que nos fazem refletir sobre o tema. Vamos fazer também o Novembro azul, porque são iniciativas que o Governo do Estado e a Secretaria dão total apoio".
- Foto: Divulgação/AscomSeduc Piauí encerra campanha Outubro Rosa
Pela alta incidência de casos de câncer de mama, o mês de outubro é voltado a campanhas de conscientização da doença que mais mata mulheres no mundo. São estimados 626 mil novos casos de câncer de mama neste ano. Por isso que desde o dia 1º as escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desenvolvem ações, como, palestras e mesas redondas com alunos e professores sobre o tema.
A manhã começou com a apresentação do cantor Gustavo Cavalcanti e do músico Hugo Valentim que recepcionaram os participantes. Logo em seguida, Lívia Melo, a gerente de Material e Patrimônio Seduc realizou uma dinâmica com balões.
A palestrante do dia é pastora e autora do livro "Reagindo diante de notícias ruins"; presidente da Associação Muito Além de Um câncer (AMAC). A Associação é uma organização sem fins lucrativos, inaugurada no dia 28 de março, que tem como objetivo hospedar mulheres com câncer que vem do Interior do Piauí, Maranhão, e outros Estados. Desde a abertura, já foram atendidas 350 pessoas. Enquanto fazem tratamento nos hospitais São Marcos ou Hospital Universitário são hospedadas sem nenhum custo com direito a um acompanhante. Hoje em dia, a casa tem capacidade para receber 21 hóspedes. As mulheres são hospedadas em quartos coletivos. E além do café da manhã, almoço, jantar e lanches, recebem um kit com toalha, lençóis, travesseiros, sabonetes, pastas de dente e shampoos.
Foram sorteados brindes, como, camisa, caneca e livro entre as participantes. Que também puderam ajudar a AMAC comprando kits quem tem como objetivo manter a casa.
Todas as servidoras da Seduc receberam um laço rosa na semana passada. Isso porque o símbolo do câncer de mama é o laço cor-de-rosa. Ele é oficialmente utilizado em todo o mundo na campanha contra a doença e tem como objetivo alertar as mulheres para o auto-exame e para o diagnóstico, bem como o apoio às mulheres vítimas do câncer de mama. O laço em si surgiu como símbolo de luta e de esperança no final da década de 70. A escolha da cor decorre do fato de o rosa geralmente estar associado às mulheres por refletir beleza e delicadeza.
Ver todos os comentários | 0 |