A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar no próximo dia 13 de setembro uma sessão solene para tratar sobre a questão do suicídio. A discussão irá acontecer após requerimento do deputado Francis Lopes (PRP) que foi aprovado na sessão plenária desta quinta-feira (24).
A sessão acontecerá às 10h e é referente ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Serão convidados ao evento o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o prefeito Gil Carlos, do Centro de Valorização da Vida (CVV), Eyder Mendes, do Centro Débora Mesquita (CDM), Késia Mesquita, e do Grupo Apoio Contato Esperança (GRACE), Raimundo Alves.
- Foto: Lucas Dias/GP1Francis Lopes
No Piauí a questão do suicídio é séria, onde o Estado o ocupa o 5º lugar no ranking nacional de mortes por suicídio e o Brasil é o 8º país que mais registra casos. Já existe no âmbito do governo do Estado um Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio (GTI), criado no início desse ano pelo ex-secretário Francisco Costa. O objetivo é tomar ações para evitar esses casos, já que dados apontam que 90% dos casos são possíveis de prevenir e estão associados a algum tipo de transtorno mental.
No caso da cidade de Teresina, ela é a capital brasileira onde são registrados mais casos de suicídio, levando em consideração o número de habitantes, e fica em 2º lugar na população jovem de 15 e 24 anos, atrás apenas de Boa Vista (RR), sendo dados divulgados pelo Mapa da Violência.
Ver todos os comentários | 0 |