Educação financeira é um dos assuntos mais discutidos na atualidade, seja para quem sente a necessidade de controlar as finanças pessoais, ou para quem pretende gerir os negócios. O analista do Sebrae, André Veras, conversou com o GP1 e falou da importância do tema para os micro e pequenos empreendedores.
O analista explicou que o principal problema dos micro e pequenos empreendedores consiste em não saberem separar as finanças pessoais das dos negócios. “A educação financeira é um dos segredos para o sucesso das micro e pequenas empresas. Costumamos tratar as finanças como o coração do negócio, se as finanças da empresa vão bem as demais áreas também tendem a ir bem, se as finanças vão mal as outras áreas tendem a ir mal, então é necessário que os empreendedores busquem se educar financeiramente, isso tanto em relação ao negócio quanto ao lado pessoal, porque às vezes os eles fazem uma confusão entre os recursos financeiros pessoais e os recursos dos negócios, uma mistura, e no decorrer da atividade não conseguem fazer uma boa gestão financeira”, explicou.
- Foto: Thais Guimarães/GP1André veras
André Veras também ressaltou que, por falta de educação financeira, muitas pessoas se prejudicam com linhas de crédito superiores as que conseguirão pagar. “As pessoas acabam acessando produtos e serviços financeiros que não são adequados ao seu perfil. Com uma consciência e mais conhecimentos é possível tomar decisões de investimento e financiamento com mais certeza de que isso será benéfico para o negócio. Planejamento, marketing e organização são temas trabalhados em todos os serviços oferecidos pelo Sebrae, seja consultoria ou capacitação, mas, sem dúvidas, finanças é o ponto mais importante”, afirmou.
Com o objetivo de informar, formar e capacitar os cidadãos que já possuem uma empresa ou os que desejam iniciar um negócio, o Sebrae realiza a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece em todo o país entre os dias 08 e 13 de maio. Em Teresina, o evento acontece na Praça Rio Branco, Centro de Teresina, e na Associação dos Amigos Empreendedores (Assae) do bairro Pedra Mole, zona leste da capital.
Ver todos os comentários | 0 |