O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta sexta-feira (7), a sede da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), órgão vinculado à Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). A visita do chefe do Executivo Estadual foi acompanhada pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e pelo diretor da Academia Penitenciária, Jacinto Teles.
Na pauta, o governador assinou decreto que institui o regimento interno da Acadepen; homologou Termo de Cooperação entre Sejus, Acadepen e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para realização de curso de extensão em Gestão e Operação do Sistema Penitenciário, e os projetos pedagógicos dos cursos de Escolta de Alto Risco no Sistema Prisional e de Respostas Defensivas Prisionais.
- Foto: Divulgação/AscomWellington e Jacinto Teles
Na visão de Dias, é preciso que o sistema prisional, para que possa melhorar, seja visto holisticamente, considerando os fatores sociais que resultam na violência, na criminalidade e na condição de privação de liberdade em um presídio. De acordo com o gestor, quatro são os pilares de ação do Estado para transformar o sistema: educação, trabalho, qualificação profissional e projetos de humanização.
“É fundamental que, dentro do processo de ressocialização trabalhado pelo Estado no sistema penitenciário, bem como no que diz respeito à pessoa aqui fora, possamos garantir sustentabilidade e fortalecimento desses pilares que, de fato, asseguram o pleno exercício da cidadania”, pontuou Wellington Dias. O secretário Daniel Oliveira reforça o entendimento do governador.
- Foto: Divulgação/AscomWellington Dias com Jacinto Teles e Daniel Oliveira
“O Estado tem avançado, expressivamente, na construção do entendimento maduro entre as instituições e a sociedade acerca da pessoa privada de liberdade, de modo que estamos alcançando êxito na implementação das metas de valorização do agente penitenciário, estruturação das penitenciárias e suporte para que os detentos retornem para o convívio harmônico com a comunidade”, pontuou.
O diretor da Acadepen, Jacinto Teles, observa que o Piauí é destaque nacional na qualificação do servidor penitenciário. “O Piauí é o primeiro Estado a criar uma pós-graduação em Gestão Prisional. Friso, ainda, que o regimento interno da Acadepen é uma importante conquista dos agentes penitenciários, já que a direção da Academia será exercida, exclusivamente, por servidores da carreira”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |