O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para assegurar o parto humanizado em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde do Estado do Piauí.
O objetivo principal do projeto é garantir que a gestante tenha o direito de escolher que procedimento quiser realizar para o parto, como a escolha de métodos naturais, sempre que não implicar em risco para a sua segurança, assim como os médicos precisam informar sobre aos métodos e procedimentos eletivos.
- Foto: Lucas Dias/GP1Rubem Martins
“Não há dúvidas que o parto humanizado é o mais saudável para a mulher, uma vez que, sem a utilização de procedimentos cirúrgicos, medicamentos e anestesisas, a recuperação ocorre mais rápida. Além disso, a participação das mães nas decisões faz com que a experiência do parto não seja vista como uma violação de seu corpo”, disse o parlamentar em sua justificativa sobre o projeto.
Ele ainda destacou que “mediante tanta violência obstétrica, surgiu a filosofia do parto humanizado, que pretende diminuir sequelas físicas e psicológicas deixadas por profissionais que não respeitam o momento do nascimento”.
Ver todos os comentários | 0 |