O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto de nº 17.426, de 18 de outubro, no Diário Oficial do Piauí, onde determina a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) denominada Altos Cursos dos Rios Gurguéia e Uruçuí-Vermelho, que compreende a região dos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Gilbués, totalizando119.829,34 mil hectares, equivalente a 279,98 km.
No decreto o governador estabelece a área que será protegida e explicou que “o dever público deve preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à vida, incluindo a proteção da fauna e da folha vedadas as práticas que coloquem em risco a sua função ecológica e que promovam a extinção de espécies”.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Essa área vai integrar o grupo de Unidades de Uso Sustentável, constituídas, em geral, por área extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais, especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar os processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de recursos naturais.
O governador explicou que a definição da área aconteceu com base em estudos técnicos multidisciplinares e a consulta pública que permitiram identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade. No decreto ele ainda proíbe diversos tipos de atividades, como matar ou caçar espécimes da fauna silvestre, assim como desmatar sem prévia autorização, entre outras coisas.
Ver todos os comentários | 0 |