Em comemoração aos 117 anos do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), foi realizada na manhã desta terça-feira (30), uma sessão solene no auditório do órgão para festejar a data. Na oportunidade, foram entregues Medalhas do Colar do Mérito para algumas personalidades do Estado.
Entre os homenageados, estavam desembargadores, promotores, auditores, conselheiros, deputados, jornalistas e artista plástica, entre eles a secretária de Educação e deputada federal, Rejane Dias; o deputado estadual Robert Rios; os jornalistas Joel Silva e Bartolomeu Almeida; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Joaquim Santana, entre outros.
Para o governador do Estado, Wellington Dias (PT), o TCE-PI é um exemplo dentro do Brasil e atualmente possui um quadro técnico de muita qualidade. “É um órgão que trabalha em dois campos: a prevenção para garantir uma boa gestão, o cumprimento da lei e a aplicação dos recursos, onde nesse quesito é exemplo no país. Como também garante que as contas tanto dos municípios, como do Estado sigam as regras legais”, destacou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
O presidente do órgão, conselheiro Luciano Nunes, ressaltou que o Tribunal de Contas do Piauí é o mais antigo de todo o Brasil. “O que prova a eficiência e o nome de uma instituição é a idade dela. Se fosse uma instituição com três, quatro, cinco anos de existência, não era muita novidade, mas uma com 117 anos ainda existir, é porque as ideias executadas, entre altos e baixos, prova que obtivemos resultados positivos”, pontuou.
Criada em 2003, a medalha de mérito para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram na administração pública do Piauí, homenageou esse ano, entre várias personalidades, a secretária estadual de Educação. “Para mim é uma alegria muito grande e só aumenta a responsabilidade por ter recebido essa honraria tão importante. Na condição de gestora pública tenho sempre buscado essa parceria com o Tribunal de Contas, que na verdade é quem faz o controle externo das finanças, e principalmente da transparência dos recursos públicos”, afirmou Rejane Dias.
Ver todos os comentários | 0 |