Fechar
GP1

Piauí

Samu de Picos registra poucas ocorrências durante o feriado do Natal

Ao todo foram catalogados apenas seis atendimentos, a maioria relacionados à procedimentos clínicos. O percentual é equivalente ao mesmo período do ano passado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu de Picos, registrou durante o feriado de Natal poucas ocorrências, o que denota um período “tranquilo”. Ao todo foram catalogados apenas seis atendimentos, a maioria relacionados à procedimentos clínicos. O percentual é equivalente ao mesmo período do ano passado.

O enfermeiro do Samu de Picos, Ronand Dantas, ressalta que esse número se deve à intensas campanhas de conscientização junto aos condutores de veículos. “Pra ser um feriado houve poucos acidentes. Esta redução se deve a realização de campanhas com a intenção de conscientizar as pessoas de se precaver no trânsito, principalmente aos motociclistas sobre o uso do capacete”, disse Ronand Dantas.
Imagem: Paula MonizeRonand Dantas, enfermeiro no Samu de Picos(Imagem:Paula Monize)Ronand Dantas, enfermeiro no Samu de Picos
Outro fator apontado como condicionante para esta diminuição é o processo de regulação dos atendimentos agora realizado pela central do SAMU, em Teresina, que se caracteriza pela demora na assistência médica. Os usuários do serviço tem priorizado buscar o socorro médico por conta própria se dirigindo às Casas de Saúde da cidade. A estimativa é que a partir da mudança na regulação dos atendimentos, o tempo de duração estimado entre a ligação e a assistência in loco ao paciente demore o dobro.

A situação foi constatada pela nossa equipe de reportagem, onde uma mulher se dirigiu até a sede do SAMU de Picos, solicitando o serviço já que havia ligado várias vezes e não obteve resultado. O enfermeiro de plantão a informou que realmente não podia fazer nada, pois necessitava do comando da Central de Teresina. Usuária procurava atendimento para seu esposo que passava mal na estrada de São José do Piauí.
Imagem: Paula MonizeSamu de Picos(Imagem:Paula Monize)Samu de Picos

*Com informações do Riachão Net

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.