Fechar
GP1

Piauí

"95% do financiamento de campanhas eleitorais são feitos por empreiteiras e bancos", relata advogado

De acordo com Daniel Oliveira, o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas favorece a corrupção

 Durante debate realizado nesta sexta-feira (25) sobre financiamento de campanha e corrupção eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o advogado e presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral, Daniel Oliveira, defendeu o financiamento público das campanhas eleitorais.

De acordo com Daniel Oliveira, que também é membro da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas favorece a corrupção administrativa, desvio de recursos e caixa-dois.

Imagem: DivulgaçãoAdvogado Daniel Oliveira(Imagem:Divulgação)Advogado Daniel Oliveira

“Pesquisas apontam que 95% dos financiamentos são feitos por empreiteiras e bancos. Só para se ter uma ideia, o custo de financiamento de campanhas eleitorais cresceu 478% nos últimos dez anos”, destaca.

Imagem: DivulgaçãoDebate no TRE(Imagem:Divulgação)Debate no TRE

Além de falar sobre o fim do financiamento de campanhas por empresas privadas, o advogado defendeu a contribuição voluntária para as campanhas políticas, onde cada eleitor poderia doar o valor máximo de R$ 700. “Esse modelo é semelhante ao utilizado nos Estados Unidos”, explica Daniel Oliveira.

O debate contou, ainda, com a participação do Juiz de Direito e membro da Corte do TRE-PI, Paulo Roberto; do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva e do Juiz Federal Francisco Hélio Camelo.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.