Fechar
GP1

Piauí

Justiça manda suspender eleição para reitor da Universidade Federal do Piauí

Oposição aguarda comunicado da Justiça para suspender o processo e comissão eleitoral dá como iniciada as eleições

O Juiz da 1° Vara Federal, Rafael Leite, aceitou o pedido de suspensão do pleito que envolve a disputa pelos cargos de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí que acontece hoje (23). O mandado para a suspensão das eleições foi expedido às 8h40.

O requerente, professor Kilpatrick Campelo, que também é um dos candidatos que está disputando as eleições na UFPI, entrou com o pedido junto à Justiça dois dias após o inicio da greve dos professores, alegando que o processo eleitoral seria comprometido e solicitando que o pleito fosse realizado em outro momento.
Imagem: Mariana Viana/ GP1Professor Kilpatrick Campelo(Imagem:Mariana Viana/ GP1)Professor Kilpatrick Campelo
No entanto a comissão eleitoral, responsável por conduzir todo o pleito, afirma que até às 8h desta quarta-feira (23), não recebeu nenhum documento comunicando a decisão da Justiça, nem tampouco o Magnífico Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.

De acordo com o professor Antônio José, membro da comissão eleitoral, muito se fala sobre essa notícia divulgada através da imprensa. "Porém estamos esperando desde ontem, ficamos aguardando até meia noite um comunicado oficial, como esse contato não ocorreu está tudo acontecendo normalmente, toda a equipe está trabalhando e os alunos, professores e servidores já estão votando”, finalizou Antônio José.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Até o final da manhã a votação acontece normalmente(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Até o final da manhã a votação acontece normalmente
O Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior comunicou em seu gabinete que ainda não recebeu a notificação e que as eleições prosseguem normalmente na Universidade. 34 mil pessoas, entre alunos, servidores e professores estão aptos a votar, sendo 18 mil somente em Teresina. O número de professores é 1.480, sendo 990 do campus de Teresina, Ministro Petrônio Portella.

O candidato da chapa 1 Edwar Castelo Branco acredita que a eleição será suspensa e, de qualquer forma, vai entrar com pedido de impugnação das urnas do Centro de Ciências da Educação (CCE), que segundo ele foram abertas sem o número suficiente de mesários para acompanhar o processo.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Candidato Edwar Castelo Branco(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Candidato Edwar Castelo Branco
A assessoria de comunicação de campanha do candidato Arimatéia Lopes comunicou que só irá se pronunciar após a comissão eleitoral divulgar a decisão da justiça formalmente. Já o candidato Kilpatrick Campelo não foi encontrado para comentar sobre a ação judicial favorável ao seu pedido.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.