Fechar
GP1

Piauí

Câmara Municipal de Picos ignora a legislação e antecipa em nove dias recesso de final de ano

No início do ano os vereadores picoenses já haviam adiado em uma semana a abertura dos trabalhos legislativos

Repetindo um ato que se tornou rotina na atual legislatura, a Câmara Municipal de Picos antecipou em nove dias o início do recesso de final de ano. A medida aumentou o período de férias dos vereadores, que somente retornam ao trabalho no dia 2 de fevereiro de 2013.
Imagem: José Maria Barros/GP1Apenas sete vereadores compareceram à sessão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Apenas sete vereadores compareceram à sessão
Pela legislação vigente, a última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Picos deveria acontecer na próxima quinta-feira, 20 de dezembro. No entanto, os vereadores resolveram anteciupar e encerrar os trabalhos ontem, 13 de dezembro, nove dias antes do prazo legal. Estavam ausentes Antonio Afonso Santos Guimarães (PP) e Diógenes Nunes Medeiros (PPS).
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores municipais acompanham sessão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores municipais acompanham sessão
No início do ano os vereadores picoenses já haviam adiado em uma semana a abertura dos trabalhos legislativos. A primeira sessão deveria ter acontecido no dia 2 de fevereiro conforme prevê a Lei Orgânica do Município, mas foi realizada apenas no dia 9 do mesmo mês.
Imagem: José Maria Barros/GP1 Vereadores antecipam recesso de final de ano(Imagem:José Maria Barros/GP1) Vereadores antecipam recesso de final de ano
Somente com essa manobra a Câmara Municipal de Picos aumentou em 18 dias a folga dos parlamentares. Como dez das 31 sessões previstas para 2012 não aconteceram por falta de quórum, os vereadores picoenses deixaram de trabalhar três meses este ano. Segundo emenda de autoria do vereador cassado José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB), o período de recesso na Câmara Municipal de Picos vai de 22 de dezembro a 1º de janeiro e de 17 a 31 de julho.

Entretanto, nos úlimos quatro anos essa lei não vem sendo cumprida, pois no início do ano os vereadores adiam a retomada dos trabalhos e no final do ano antecipam o período de recesso.

Improviso

Logo após o encerramento da sessão ordinária de ontem, 13, o presidente da Câmara Municipal de Picos Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) improvisou uma sessão extraordinária, segundo ele, para limpar a pauta.
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores promovem protesto silencioso(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores promovem protesto silencioso

A sessão durou menos de cinco minutos, sendo votados em segunda discussão apenas dois projetos de lei. Um deles assinado pelos membros da mesa diretora fixando em 15 mil reais o salário do novo prefeito de Picos, 7 mil e 500 reais o subsídio do vice-prefeito e 6 mil reais mensais o salário dos secretários municipais.

Protesto

Durante a sessão de ontem servidores das secretarias municipais de Saúde e da Educação promoveram um protesto silencioso. Eles afixaram cartazes nas parades da Câmara cobrando do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), o pagamento do mês de dezembro e do 13º salário.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1




Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.