Pesquisa realizada pelo governo do Estado mostram que os acidentes com veículos no Piauí têm um impacto econômico de mais de R$ 500 milhões por ano. Um quinto desse impacto refere-se aos gastos com saúde resultantes pelos acidentes que lotam os hospitais em todo o Estado. Em 2010, o Piauí registrou 23 mil acidentes, com mais de 6.100 vítimas, sendo 810 fatais.
A pesquisa, realizada pela Fundação Cepro em parceria com a Coordenadoria de Comunicação, foi solicitada pelo próprio governador Wilson Martins, preocupado com o que chama de “epidemia de mortes” nas ruas e estradas do Piauí. De fato, esse é um fenômeno nacional, mas que apresenta quadro mais grave no Nordeste e no Piauí, como mostrou ontem reportagem do Fantástico.
A pesquisa usou metodologia utilizada pelo Denatran. Segundo foi apurado, em 2010, o impacto econômico com saúde gerado pelos acidentes chegou a quase R$ 110 milhões. A situação mais dramática se refere às motos, responsáveis pelo maior número de acidentes e de vítimas.
Outro dado que chama atenção na pesquisa Cepro/CCom é o efeito dos acidentes no interior. Segundo a pesquisa, a média de mortes por acidentes é quatro vezes maior que na capital. Fica ainda patente no levantamento o baixo uso de equipamentos básicos de segurança, como o capacete. Também o uso de álcool contribuiu em grande medida para os acidentes.
A pesquisa, realizada pela Fundação Cepro em parceria com a Coordenadoria de Comunicação, foi solicitada pelo próprio governador Wilson Martins, preocupado com o que chama de “epidemia de mortes” nas ruas e estradas do Piauí. De fato, esse é um fenômeno nacional, mas que apresenta quadro mais grave no Nordeste e no Piauí, como mostrou ontem reportagem do Fantástico.
A pesquisa usou metodologia utilizada pelo Denatran. Segundo foi apurado, em 2010, o impacto econômico com saúde gerado pelos acidentes chegou a quase R$ 110 milhões. A situação mais dramática se refere às motos, responsáveis pelo maior número de acidentes e de vítimas.
Outro dado que chama atenção na pesquisa Cepro/CCom é o efeito dos acidentes no interior. Segundo a pesquisa, a média de mortes por acidentes é quatro vezes maior que na capital. Fica ainda patente no levantamento o baixo uso de equipamentos básicos de segurança, como o capacete. Também o uso de álcool contribuiu em grande medida para os acidentes.
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