Imagem: José Bonifácio/GP1Desfile cívido em Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão, para comemorar os 189 anos de Idependência do Brasil
Hoje, quarta-feria, dia 7 de setembro de 2011, comemoramos os 189 anos da Independência. Comemorações, desfiles cívicos e carreatas sempre marcaram esse dia, criado para lembrar o quão importante é a independência para o Brasil, outrora uma colônia de Portugal. Escolas, grupos e entidades de Alto Parnaíba, cidade localizada no extremo-sul do Maranhão, a 1.080 km de São Luis, participaram do desfile, que iniciou próximo à Escola Municipal Conceição Néris, na Avenida Rio Parnaíba, e seguiu até a Praça Cel. Adolpho Lustosa.
Imagem: José Bonifácio/GP1Escolas mostraram, além dos fatos históricos, grande preocupação com a monocultura da soja, do milho e do aldodão
O desfile cívico que a Prefeitura Municipal promoveu contou com porta bandeiras de Alto Parnaíba, do Maranhão e do Brasil, tendo a participação de colégios das redes municipal, estadual e particulares, além de outras instituições públicas. A estimativa é que quase 2 mil pessoas compareceram e assistiram a marcha. A Escola Lêda Tájra destacou a chegada da família real ao Brasil, as medidas tomadas pelo Rei D. João VI, assim como seu retorno para Portugal. Já o Centro de Ensino Vitorino Freire representou o “Dia do Fico” e o processo de Independência do Brasil.
Imagem: José Bonifácio/GP1Outro tema recorrente no desfile de Alto Parnaíba-MA foi a perda da biodiversidade, ameaçando a própria vida humana
Na sequência, a Escola Municipal Professora Conceição Néris apelou para temas recorrentes, entre eles: a perda da biodiversidade; o agravamento das mudanças climáticas; o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais silvestres; o estímulo a assentamentos clandestinos; e a ameaça à própria vida humana.Igualmente, a Unidade Integrada Marly Sarney abordou temas atuais e relevantes, chamando a atenção para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre a agricultura moderna e os novos espaços urbanos no cerrado brasileiro, onde surgem novas formas de ocupação, a partir de atividades rurais altamente tecnificadas.
Imagem: José Bonifácio/GP1O evento cívico de Alto Parnaíba se encerrou logo após o pronunciamento do prefeito Ernani do Amaral Soares (PSDB)
Por derradeiro se apresentaram o EJA e a Escola Municipal São José, demostrando grande preocupação com a agricultura mecanizada de soja, do milho e do algodão, como ainda da pecuária extensiva e das queimadas desordenadas, apontadas como sendo as principais causas de destruição da vegetação nativa no bioma Cerrado.O encerramento aconteceu ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, onde as escolas se perfilharam para ouvirem a execução dos hinos de Alto Parnaíba, do Maranhão, da Independência e Nacional. Após o pronunciamento do prefeito Ernani do Amaral Soares, houve a dispersão dos participantes do evento.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |