Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina aposta nas crianças para conduta cidadã do adulto no trânsito

O projeto Educação no Trânsito reproduz para as crianças vivências no tráfego urbano.

A Prefeitura de Teresina aposta nas crianças para a transformação da realidade no trânsito da cidade. Está em execução o projeto Educação no Trânsito, que é uma minicidade com todo um cenário montado sobre o cotidiano no tráfego urbano. O propósito é mostrar para as crianças vivências de situações no trânsito para que possam adquirir hábitos corretos e conduta cidadã. Com isso, a criançada pode se transformar em multiplicadora de informações e de difusão sobre o correto comportamento do adulto no trânsito.

Para marcar o Dia das Crianças, nessa quarta-feira (12), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) levou a criançada para a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França. Elas foram surpreendidas com o projeto Educação no Trânsito. A minicidade conta com ciclovias, faixas de pedestres, cruzamentos de vias e semáforos.

Durante essas atividades, as crianças são orientadas pelos educadores de trânsito, que explicam os significados da sinalização vertical, a necessidade e a importância do respeito aos semáforos.

A pequena Maria Beatriz Soares, de 5 anos, participou das atividades na Ponte Estaiada e disse que "é muito bom" andar de bicicleta assim. "Fiquei feliz com essa nova brincadeira, porque assim a gente aprende a respeitar as regras de trânsito", acrescentou.

A estudante Eloá Lira Araújo, de 8 anos, também gostou de andar de bicicleta na pista da minicidade. "Alguns desses sinais eu já conhecia, mas agora aprendi que precisamos sempre deixar o pedestre passar com segurança pela faixa", complementou.

A mãe de Eloá, a autônoma Francisca Lira, que acompanhava a filha na Ponte Estaiada, elogiou a iniciativa da Strans. "Precisamos de mais oportunidades como essa para ensinar o comportamento correto para os nossos filhos. Essa iniciativa vai marcar a vida da minha filha", disse.

De acordo com a superintendente da Strans, Alzenir Porto, a minicidade leva para as crianças uma experiência vivencial muito boa. "Conseguimos reproduzir para esse projeto várias situações do nosso trânsito, o que mostra para as crianças uma necessidade de repensar a conduta dos pais no trânsito", enfatiza.

A superintendente acredita que as crianças são os melhores colaboradores para a mudança de comportamento dos adultos no trânsito. "Essas noções serão importantes para mostrar que o comportamento solidário e de respeito são essenciais para um trânsito mais tranquilo", completa.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.