O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, determinou a transferência do advogado Michel Alef Carvalho Amorim , preso pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), para uma sala no presídio militar em Teresina. Ele foi preso pela segunda vez no dia 3 de fevereiro e desde então se encontrava em cela comum na Cadeia Pública de Altos (CPA).

A transferência foi autorizada no último dia 19 e atendeu a pedido do advogado Roberto Silva Alves Pereira, procurador de prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI). “Determino que o custodiado seja imediatamente encaminhado à sala de Estado Maior existente no sistema penitenciário piauiense ou à qualquer sala nas dependências de qualquer unidade militar ou de forças auxiliares, que ofereça condições adequadas de higiene e segurança”, determinou o magistrado.

Foto: Alef Leão/GP1
Advogado Michel Alef preso com droga em Teresina

Michel Alef foi preso em flagrante no dia 22 de novembro de 2024 enquanto transportava cerca de 100 kg de maconha. O advogado teve liberdade concedida no dia 2 de dezembro mediante aplicação de medidas cautelares e, no dia 3 de fevereiro, foi novamente preso pelo DRACO após descumprir medida que estabelecia a proibição de se ausentar da comarca de Teresina sem a devida autorização judicial.

Indiciamento

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) indiciou o advogado Michel Alef Carvalho Amorim pelo crime de tráfico de drogas e por descumprir medidas cautelares. O inquérito policial foi concluído pelo delegado Laércio Evangelista.

Conforme a autoridade policial, a prisão do advogado ocorreu após os policiais receberem uma denúncia anônima de que um veículo, modelo Logan Renault, estava sendo utilizado para o transporte de entorpecentes e armas de fogo destinadas à facção criminosa Bonde dos 40. Após monitoramento e constatação de ações suspeitas, o carro foi abordado.

No momento da ação policial, Michel Alef conduzia o veículo. Durante as buscas no automóvel, foram encontrados 98 tabletes da droga, o que levou à prisão em flagrante do advogado. Uma perícia realizada no carro também atestou resquícios de canabinoides no carpete e no assento traseiro do veículo.

As investigações apontaram que Michel Alef vinha praticando tráfico interestadual de entorpecentes, recebendo drogas do Maranhão e distribuindo-as para outros traficantes no Piauí. O transporte dessas substâncias era realizado no próprio carro do advogado.