A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) lançou, nessa sexta-feira (21), a Campanha Banho Seguro 2025 nos municípios de Esperantina e Batalha. A ação tem como objetivo orientar a população sobre os cuidados necessários ao frequentar ambientes aquáticos e promover capacitação para moradores e turistas.

A campanha conta com o apoio da Secretaria de Turismo ( Setur ), do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e da Defesa Civil dos municípios envolvidos. Em 2025, as ações foram iniciadas nos municípios de Esperantina e Batalha, que integram a rota turística da Cachoeira do Urubu, um dos principais pontos de visitação do estado.

Segundo Francisco Wellington, coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, muitos casos estão relacionados ao desrespeito às sinalizações de segurança e à presença de correntezas. “A campanha surgiu da necessidade de reduzir essas ocorrências. Produzimos uma cartilha educativa e implementamos uma série de atividades que têm apresentado bons resultados“, explicou.

Foto: Divulgação/Ascom
Campanha Banho Seguro

As atividades incluem palestras, distribuição de material educativo, treinamentos de segurança e sinalização de áreas de risco, com foco em estudantes, moradores locais e profissionais que atuam em regiões frequentadas por banhistas.

De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, os resultados obtidos até o momento incentivam a ampliação das ações para mais municípios. Em 2024, a campanha foi implementada em cidades como José de Freitas, Bocaina, Nazária, São Félix do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II.

Os índices de afogamentos no Piauí reforçam a necessidade de medidas preventivas. Somente em janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí registrou três ocorrências desse tipo. Em 2024, foram 34 atendimentos, enquanto em 2023 o total chegou a 42.