O secretário de Estado de Administração do Piauí, Samuel Pontes do Nascimento , anunciou nesta terça-feira (14) que todos os servidores estaduais receberão algum tipo de reajuste salarial em 2025. A medida inclui um aumento geral de 5,35%, que será aplicado a partir de maio. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na qual o secretário detalhou os avanços das negociações realizadas ao longo de 2024 com as categorias, por meio da Mesa Estadual de Negociação Permanente dos Servidores.

De acordo com Samuel Nascimento, a partir de janeiro, nenhuma remuneração nas tabelas salariais do estado ficará abaixo do salário mínimo. Até então, o Governo realizava complementações para atingir o piso, mas, a partir de 2025, os salários serão diretamente ajustados. Além disso, o reajuste geral de 5,35%, previsto para maio, será igualmente aplicado a esses servidores, garantindo o acompanhamento do índice na data-base.

Foto: Lucas Dias/GP1
Secretário de Administração, Samuel Nascimento

“Destaco também dois ajustes importantes. O primeiro é a correção das tabelas que previam remunerações abaixo do salário mínimo. A partir de janeiro deste ano, nenhuma remuneração prevista em tabela, de nenhum cargo do estado, será inferior ao salário mínimo. O aumento previsto para maio de 2025 representa o cumprimento do compromisso do governador Rafael Fonteles de conceder aos servidores públicos do Piauí um reajuste geral acima da inflação. Além disso, haverá impactos na folha de pagamento de 2025, decorrentes das amplas negociações realizadas com 100% das categorias de servidores públicos estaduais, por meio da Mesa Estadual de Negociação Permanente dos Servidores, ao longo de 2024. Muitas categorias terão incrementos salariais neste ano. Todas, de alguma forma, receberão ajustes, seja por promoções, cujos processos estão cada vez mais atualizados e ágeis, garantindo a progressão dos servidores em suas carreiras, conforme previsto na legislação”, afirmou o secretário.

Outro ponto destacado foi a revisão das políticas de reajuste para categorias que, há anos, não eram contempladas. Entre elas, o secretário enfatizou a segurança pública. Ele também mencionou que as promoções de carreira, antes atrasadas, estão sendo agilizadas, garantindo o avanço dos servidores de acordo com a legislação vigente.

“O segundo ponto a destacar, decorrente da Mesa Estadual de Negociação Permanente, é a garantia de correção, para diversas categorias, de políticas de reajuste que não eram realizadas há muitos anos. Destaco, por exemplo, que a segurança pública do estado do Piauí tem recebido atenção especial do governador Rafael Fonteles. Os índices alcançados são reconhecidos nacionalmente como um sucesso, resultado da valorização não apenas de equipamentos, mas também das carreiras. Dessa forma, reforçamos mais uma vez o compromisso com os servidores públicos estaduais”, ressaltou Samuel Nascimento.