Internado no Hospital São Marcos depois que o avião que pilotava cair, na manhã deste domingo (08), na zona sul de Teresina, o médico Jacinto Lay já havia sido vítima de acidente aéreo há pouco mais de um ano. Em 26 de março de 2023, outro avião pilotado pelo neurocirurgião também caiu em uma fazenda localizada no povoado Palestina, zona rural do município de Timon, vizinho estado do Maranhão.
Na época, o GP1 apurou que Jacinto Lay perdeu o controle da aeronave e fez um pouso forçado na propriedade em uma área de mata de difícil acesso. Na ocasião, o médico deu entrada no Hospital Unimed em Teresina e, apesar da gravidade do acidente, sofreu apenas uma fratura em um dos pés.
Avião roubado
Antes mesmo do primeiro acidente, no dia 14 de janeiro de 2023 criminosos fortemente armados roubaram uma aeronave do médico Jacinto Lay, que ficava guardada no Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina. Na época, o GP1 conversou com o médico, que é dono da Clínica Neurocentro, e ele contou que os bandidos chegaram procurando especificamente o avião e quando localizaram, levantaram voo ainda na madrugada.
“Os bandidos estavam fortemente armados e renderam o caseiro e a mulher dele que está gravida. Os criminosos chegaram procurando a minha aeronave e quando acharam decolaram já no meio da madrugada. O caseiro e a esposa estavam muito nervosos e me disseram que eles estavam com armas grandes como metralhadoras. O avião está avaliado em dois milhões de reais, tem capacidade grande de carga e tem facilidade de pousar e decolar em pistas curtas. Talvez esse tenha sido o motivo de eles terem ido com objetivo de levar meu avião”, detalhou Jacinto Lay, na ocasião.
Aeronave recuperada no Mato Grosso
A aeronave do médico foi encontrada após cair na região de Itapaiuna, no Mato Grosso, no dia 22 de janeiro de 2023. Segundo a Polícia Civil do Mato Grosso, foi constatado que o avião havia sido pintado recentemente, recebendo a colagem de alguns adesivos. Enquanto realizavam diligências no local, os policiais receberam informações de que o avião caído havia sido roubado em Teresina.
Segundo acidente
O avião de pequeno porte pilotado pelo neurocirurgião Jacinto Lay caiu na BR 316, nas imediações do bairro Lourival Parente, na manhã deste domingo (08 de setembro de 2024). O médico foi socorrido e levado inconsciente ao HUT e posteriormente transferido para o Hospital São Marcos. A aeronave de cor vermelha caiu na altura do entroncamento com a Avenida 19 de Outubro e a parte dianteira adentrou a estação de ônibus situada na rodovia. Segundo o capitão Evaristo, do Corpo de Bombeiros do Piauí, o avião fez um pouso forçado.
Jacinto Lay foi retirado do avião por populares, que o colocaram na calçada até a chegada do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se dirigiram ao local para organizar o trânsito.
Uma mulher atingida pelo avião pilotado pelo médico Jacinto Lay também está em estado grave no HUT. Segundo informações do hospital, ela sofreu traumatismo cranioencefálico e será transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo após passar por cirurgia.
“[A mulher] apresenta quadro de traumatismo cranioencefálico. Seu estado de saúde é grave, mas estável. Será transferida para a UTI do HUT”, esclarece o hospital em nota. A mulher não estava a bordo da aeronave que caiu, ela transitava em uma motocicleta pela BR 316 no momento em que foi surpreendida pela queda do avião.