O Ministério da Educação (MEC) recebeu a lista tríplice com os nomes dos candidatos à reitoria da Universidade Federal do Piauí ( UFPI ). O processo foi recebido no dia 19 de setembro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até 20 de novembro para escolher e nomear o novo reitor ou a nova reitora.
Em nota encaminhada ao GP1 nesta quinta-feira (26), o MEC informou que o processo está sob análise e, sendo constatada a conformidade da documentação encaminhada pela UFPI, a lista tríplice será encaminhada à Casa Civil, para definição do presidente Lula.
“O processo referente à nomeação do(a) novo(a) reitor(a) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi recebido no Ministério da Educação (MEC) em 19 de setembro de 2024. O processo está em análise à luz dos normativos legais: Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. Sendo constatada a conformidade da documentação, o processo será encaminhado à Casa Civil, para nomeação pelo Presidente. O mandato do atual reitor da UFPI se encerra em 20 de novembro de 2024. Assim, a publicação do decreto de nomeação pode ocorrer até essa data”, diz a nota do MEC.
Lista tríplice
Em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) realizada no dia 12 de setembro, foram escolhidos para compor a lista tríplice as professoras Nadir do Nascimento Nogueira e Jacqueline Lima Dourado, e o professor Marcos Antônio Tavares Lira.
Nadir Nogueira foi a única dos nomes a participar da consulta acadêmica, e foi a mais votada entre estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Seu vice é o professor Edmilson Miranda de Moura.