Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) se reuniram nesta quinta-feira (26) com influenciadores digitais de Teresina, conhecidos pela prática do “rolezinho” e do “grau”. Na ocasião, foi firmado um acordo para que os influenciadores conscientizem os jovens acerca das regras para a modalidade. Uma delas é a designação de um local adequado para a prática.
O influenciador Itallo Bruno, preso durante a "Operação Rolezinho", deflagrada no dia 13 de setembro em Teresina, Altos e Esperantina, participou da reunião. Ele representou os praticantes do "grau" no compromisso de usar as redes sociais para alertar sobre os perigos da realização do esporte em via pública.
O secretário de Segurança, Chico Lucas , esclareceu que a medida é uma forma da SSP-PI mostrar que não é a favor da criminalização do “rolezinho”, contanto que este não represente nenhum risco para os praticantes ou terceiros. “O grau é um esporte, no entanto, esse esporte tem que ser praticado em ambientes controlados em que as regras de segurança devem ser obedecidas e não no meio da rua”, afirmou o chefe da pasta.
“Não pode fazer no meio da rua, sem capacete, sem carteira de habilitação, e desrespeitando as regras de trânsito. Eu quero firmar aqui com vocês, que vocês não vão mais fazer nenhum tipo de ação que estimule os jovens, principalmente, a cometer esse crime de trânsito e acabem gerando acidentes”, complementou o secretário Chico Lucas.
O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta , que esteve à frente da “Operação Rolezinho”, que visava o combate às manobras perigosas conhecidas como “grau”, também esteve presente. No encontro, o delegado ressaltou a necessidade dos praticantes da modalidade respeitarem as regras e preservando vidas. “A Secretaria de Segurança é a favor do grau, desde que seja feito em um local adequado, seguro, e também respeitando as regras de segurança”, concluiu o delegado Zanatta.