O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) emitiu, nesse domingo (22), um alerta sobre a incidência de caravelas-portuguesas em diversas praias de Luís Correia, Litoral do Estado. Em um intervalo de 24 horas, mais de 40 pessoas foram vítimas de queimaduras.
De nome científico Physalia physalis , as caravelas-portuguesas são seres que vivem em colônia, isto é, estão conectados anatomicamente, e em contato com a pele, podem provocar queimaduras de até terceiro grau.
Segundo informações da Universidade de São Paulo (USP), a caravela-portuguesa não é uma água-viva, mas também é um cnidário, que possui um flutuador roxo-azulado com formato de bexiga e tentáculos muito longos. É mais comum no Nordeste e Sudeste do Brasil, porém há registros de grandes encalhes no verão em praias do Rio Grande do Sul. Suas lesões causam linhas vermelhas bem características na pele.
Alerta dos Bombeiros
Diante das inúmeras ocorrências, o Corpo de Bombeiros alertou aos banhistas que evitem tomar banho de mar no Litoral piauiense nos próximos dias.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí alerta pais e banhistas em geral que evitem o banho de mar nos próximos dias, até que a situação seja monitorada e controlada pelos órgãos competentes”, consta no alerta.