O médico Jacinto Lay foi transferido, no início da madrugada desta terça-feira (10), do Hospital São Marcos , em Teresina, para o Hospital Albert Einstein , em São Paulo-SP. Ele é uma das vítimas de um acidente com um avião, o qual ele pilotava, e precisou fazer um pouso forçado na manhã do último domingo (08), no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. Antes de parar, a aeronave acabou atingido dois veículos e uma parada de ônibus na BR 316.
Por conta do forte impacto, Jacinto Lay teve traumatismo cranioencefálico e fratura nas pernas e seu estado de saúde é considerado grave, porém, estável. Kelliane Pereira dos Santos, que estava em uma motocicleta na BR 316 e foi atingida pelo avião, sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Câmera registrou o acidente
O vídeo de uma câmera de segurança flagrou o exato momento da queda do avião monomotor, que ocorreu na manhã desse domingo (08), na BR 316 em Teresina, deixando o piloto da aeronave, o médico Jacinto Lay, gravemente ferido. Além disso, uma passageira de uma motocicleta também sofreu ferimentos graves ao ser atingida pelo avião.
As imagens mostram o momento em que o médico Jacinto Lay tenta realizar o pouso de emergência na rodovia, nas proximidades do bairro Lourival Parente, mas ao se aproximar do solo o avião acabou colidindo com uma Van, em seguida atingiu a passageira de uma motocicleta, que vinha logo atrás da Van, e somente parou depois que se chocou na estrutura de uma parada de ônibus.
Jacinto Lay comunicou problema na aeronave
Momentos antes da queda, Jacinto Lay comunicou a perda da hélice do avião. A informação consta em um áudio contendo o diálogo do neurocirurgião com um operador da torre de controle do Aeroporto Senador Petrônio Portella.
Na conversa de aproximadamente um minuto, Jacinto Lay comunica a pane na aeronave e afirma que buscará um campo para fazer um pouso forçado com segurança. “Teve uma pane de hélice e vai procurar um campo para pouso”, disse o médico.
Após ser questionado pelo controlador de voo em qual região aconteceria o pouso, Jacinto Lay responde que iria pousar na BR 316, local onde a aeronave acabou caindo, sem a segurança prevista. Ouça o áudio :
“Perda da hélice em voo, vai para pouso no setor Sierra, vai procurar pousar na BR que vai para Barro Duro”, conclui Jacinto Lay, pouco tempo antes de cair no canteiro da BR 316, no bairro Lourival Parente.