O presidente do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros , defendeu na sexta-feira (30) sua dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa intitulada “Accountability Horizontal e Controle de Políticas Públicas: uma análise sobre Controle externo do Tribunal de Contas do Piauí”, que consiste na avaliação de políticas públicas, foi aprovada pela banca formada pelos professores Vitor Sandes e Nelson Nery Costa.

Através de uma metodologia qualitativa e análise documental e de conteúdo, o conselheiro examinou nos últimos dois anos as avaliações realizadas pelo TCE-PI nas áreas da saúde e educação. Com isso, foi constatado que o Tribunal emergiu como um agente relevante na implementação de políticas públicas, especialmente na avaliação de processos e na correção de irregularidades.

Foto: Lucas Dias/GP1
Kennedy Barros, Presidente do TCE

Nesse sentido, o levantamento indicou que a Corte de Contas do Piauí também contribui para assegurar a conformidade legal das ações governamentais, além de promover melhorias na qualidade dos serviços públicos. Diante disso, a pesquisa mostrou o papel do TCE-PI na contribuição para a eficácia e eficiência das políticas implementadas no Piauí.

A sessão de defesa da dissertação do conselheiro Kennedy Barros foi acompanhada por diversos convidados, integrantes dos controles externo, interno e social da Corte de Contas e do meio acadêmico.

Currículo

Kennedy Barros é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado pela mesma instituição. Trabalhou como advogado no período de 1988 a 2002. Foi chefe de gabinete, assessor técnico e assessor legislativo especializado da Assembleia Legislativa do Piauí. Também integrou a Alepi como deputado estadual, de 1995 a 1999.

Assumiu o posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 2002. Essa é a segunda vez que Kennedy Barros preside a Corte de Contas do Piauí.