O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo 2022 relativos ao número de crianças entre zero e cinco anos de idade que têm registro de nascimento. Segundo os dados, o Piauí tem 98,91% de suas crianças até cinco anos registradas em cartório.

A análise dos dados por estados mostra que, em 2022, o menor percentual de crianças de até 5 anos de idade registradas em cartório foi observado em Roraima, totalizando 89,3%. O Amazonas, com 96,0%, e o Amapá, com 96,7%, completam a lista dos três estados com as menores coberturas.

Foto: Divulgação/Ascom
Muitos pais optam por registrar os seus filhos ainda na data de nascimento

Nas demais Unidades da Federação, o percentual de crianças da mesma faixa etária registradas foi superior a 98%, com destaque para as regiões Sudeste e Sul, e para Rondônia, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraíba, registrando mais de 99,5% de cobertura.

O registro de nascimento realizado em Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do País oficializa a existência do indivíduo, sua identificação e da sua relação com o Estado, condições fundamentais ao exercício da cidadania.