O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou recentemente a Lei Lei 8.459, que institui a política pública estadual do hidrogênio verde no Piauí, com o objetivo de reduzir emissões e ampliar a matriz energética. Em conversa com a imprensa, nessa sexta-feira (10), ele afirmou que essa matéria servirá para colocar o Piauí como protagonista na liderança desse processo de transição energética.
“A lei estadual é para fomentar essa transição energética. Nós acreditamos fortemente que haverá uma migração forte dos combustíveis a base de carbono, como o carvão, gás natural, gasolina e o diesel, para combustíveis que não emitem CO2 quando queimam, que é o caso do Hidrogênio e seus derivados. O Piauí se posiciona como protagonista dessa transição energética”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.
Governador é entusiasta da questão
Desde o início de sua gestão, o governador Rafael Fonteles estabeleceu o marco do hidrogênio verde como uma das prioridades da sua gestão. Em dezembro de 2023, o gestor e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), lançaram a pedra fundamental de duas usinas de hidrogênio verde da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí.
Com investimentos de mais de R$ 200 bilhões, o Piauí deve abastecer a União Europeia, se tornando uma grande potência na produção de energia limpa. Os projetos serão liderados pelas empresas Green Energy Park (GEP), da Croácia, e Solatio, da Espanha.