A Confederação Nacional de Municípios anunciou um repasse de R$ 212.681.605,38 líquidos para o Piauí, referente 1% extra do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nesta terça-feira (09). Trata-se de uma verba que União repassa às cidades a título de participação na arrecadação de tributos federais (Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados).
O montante do repasse será 8,25% maior se comparado com o do ano anterior. Quando em comparação com o valor estimado pela CNM (R$ 8,30 bilhões), o valor é 2,6% menor.
Segundo a CNM, o FPM apresentava uma forte queda no mês de julho devido à sazonalidade da arrecadação ao longo do ano, que ocorre em função dos níveis de atividade econômica típicos de cada período. Por isso, o repasse extra de julho oferece um fôlego financeiro para os gestores municipais.
O repasse extra de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) representa um marco na luta dos municípios brasileiros por mais recursos. A briga pelo repasse teve início em 2017, com a mobilização nacional "Não Deixe os Municípios Afundarem".