O governador Rafael Fonteles assinou decreto nº 23.159, de 19 de julho, que autoriza o aumento de vagas para ingresso no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros do Piauí e extingue o cadastro de reserva previsto no Edital do último concurso para a categoria.
Com isso, os 200 aprovados no cadastro de reserva serão convocados para realização do curso de formação, ficando o quadro com número total de vagas do concurso em 400, sem distinção de gênero e sem cadastro de reserva.
A medida foi tomada levando em consideração, dentre outros fatores, o início do período da estiagem no Estado do Piauí, historicamente caracterizado pelo aumento exponencial da quantidade e criticidade das ocorrências de incêndios em vegetação (incêndios, queimadas, fogo em terrenos baldios) que sobrecarregam a capacidade de resposta da Corporação.
Em entrevista à imprensa, nessa segunda-feira (22), durante solenidade que nomeou 205 novos bombeiros, o secretário da Segurança Chico Lucas explicou que o curso deverá ter inicio logo. “Nós vamos fazer em breve um outro curso de formação, dobrando a capacidade, dobrando o contingente e assim estabelecendo o Corpo de Bombeiros nas mais diversas regiões do Estado do Piauí”, afirmou.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (22) e vigorará por oito meses.